Amyr Klink apresenta palestra no TJSP

Evento foi organizado pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores.

 

        A Presidência do Tribunal de Justiça promoveu na sexta-feira (14), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), a palestra Superando Desafios, com o navegador Amyr Klink. O evento fez parte do programa De Bem Com a Vida, da CAPS, que estimula um ambiente de trabalho mais harmonioso e a integração entre os colegas.

        Amyr Klink, comandante de embarcações, é natural de São Paulo, filho de pai libanês e mãe sueca. Aos dois anos, começou a frequentar com a família a região de Paraty (RJ), cidade histórica do litoral brasileiro, que o inspirou a viajar pelo mundo. Realizou mais de 40 viagens oceânicas e tem em seu currículo cerca de 2.500 palestras proferidas, no Brasil e exterior, ao longo de mais de 30 anos.

        No início da apresentação, o palestrante abordou seus primeiros contatos com o mar, ainda criança, em Paraty, e sua paixão pelo remo, atividade a qual se dedicou na universidade.  Em seguida, contou sobre o retorno à cidade fluminense, já adulto, que aguçou seu interesse pela navegação, e sobre sua fascinação pelos navegadores portugueses e de como eles o inspiraram. Citou Fernando Pessoa: Mar Português”: E ao imenso e possível oceano/ Ensinam estas Quinas, que aqui vês,/ Que o mar com fim será grego ou romano:/ O mar sem fim é português.

        Decidiu, então, empreender seu primeiro grande projeto náutico: cruzar o Oceano Atlântico, da África ao Brasil, viajando sozinho em um barco a remo, algo que ninguém o fizera antes.  Klink explicou como projetou vários barcos para a grande empreitada, mas que não conseguia superar um problema aparentemente intransponível: fazer um barco pequeno que não virasse (principal causa do insucesso e morte de todos os que tentaram a mesma aventura). A solução veio com a genialidade inerente às coisas simples. “Fizemos um barco feito para virar, que virava e desvirava, virava e desvirava. Vim que nem um louco da África até aqui, virando e desvirando.” E disse o que sentiu ao vencer sua jornada: “Quando cheguei ao final da travessia, exausto, há 30 metros da praia, na Bahia, não tinha a menor vontade de descer do barco. Eu estava triste, pois a viagem tinha acabado. Aprendi, na prática, que a vitória não está em tentar ser esperto, pois não dá pra cortar caminho, não tem malandragem. Tem que remar, todas as horas, todos os dias,” falou.

        O palestrante também lembrou outras de suas aventuras. Entre elas, circum-navegar a Terra, dando a volta na Antártida. Também contou como foi agregar esposa e filhas ao seu modo de vida. Ao final, abordou as lições que aprendeu. “Ter orgulho de fazer o trabalho de forma bem feita, não com sofisticação, mas com precisão.” E completou: “A escassez é a mãe da criatividade, e essa criatividade aumenta quando se trabalha de forma compartilhada, junto com outras pessoas”. Por fim, citou um provérbio africano: “Se você quiser ir rápido, vá sozinho. Mas, se você quiser ir longe, vá em grupo.”

        No encerramento, o desembargador Renato de Salles Abreu Filho, presidente da Seção de Direito Criminal, representando o presidente do Tribunal, desembargador Paulo Dimas, agradeceu a Amyr Klink. “Essa palestra, com certeza, servirá para inspirar a muitos. Lembrei-me da frase de um famoso poeta baiano: ‘Se é de terra que fique na areia, o mar bravo só respeita rei.” E ressaltou: “Hoje, ouvimos um verdadeiro rei dos mares”.

        O programa De Bem Com a Vida promoverá outras palestras com personalidades inspiradoras sobre superação de desafios, persistência, empreendedorismo, liderança, trabalho em equipe e gentileza, com Raí, David César e Fernanda Gentil. Os canais de comunicação do TJSP também divulgarão dicas e orientações para ajudar a promover o bem-estar no trabalho.

        Prestigiaram o evento os desembargadores Alcides Leopoldo e Silva Júnior e Carlos Alberto de Sá Duarte; o juiz substituto em segundo grau, Afonso de Barros Faro Júnior; os juízes assessores da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto e Valdir Ricardo Lima Pompêo Marinho; o juiz assessor da Vice-Presidência Daniel Issler; a juíza assessora da Presidência da Seção de Direito Público Deborah Ciocci; o magistrado Paulo de Tarsso da Silva Pinto; convidados e servidores.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail