Projeto de eficiência energética de servidor de Sorocaba é premiado

Implantação no fórum ficará a cargo de distribuidora.

 

        Projeto de eficiência energética proposto por servidor do Fórum de Sorocaba foi premiado pela CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia, e será contemplado com recursos financeiros para sua implantação. A iniciativa elaborada pelo funcionário Daniel Joaquim Teixeira Junior prevê a substituição de toda a iluminação externa do prédio, atualmente feita com sistema de lâmpadas de vapor de sódio (sistema obsoleto com grande consumo de energia), por luminárias do tipo LED (tecnologia contemporânea e eficiente). “A implementação (que estimo seja em torno de R$ 40 mil) deste projeto, além de não trazer custos ao Tribunal, gerará uma redução de aproximadamente 17% na fatura mensal de energia do prédio”, explicou Daniel.

        A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 28, no auditório da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, quando foram reconhecidas as melhores ideias sobre como utilizar a energia elétrica de forma eficiente em prédios públicos. Os projetos foram elaborados no âmbito do Programa Educacional de Eficiência Energética – Setor Público, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do qual participaram 159 integrantes do setor público de Sorocaba (sendo dois funcionários do fórum da cidade, Soraia Silveira Bittar e Daniel Joaquim Teixeira Junior), 102 em Bauru e 57 em São Carlos. A capacitação dos servidores tem como metas gerenciar a demanda, o consumo e a conta de luz em edifícios públicos, além de promover a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica.

        O outro contemplado foi o Comando de Policiamento do Interior 4, de Bauru. Segundo o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, os projetos estimulam “que sejamos precursores de um modelo racional e inteligente no consumo de energia e que melhora a qualidade de vida das pessoas”. Nas próximas semanas a CPFL fará vistoria técnica no fórum de Sorocaba antes do início da implantação.

 

        *Com informações da Secretaria de Energia e Mineração.

 

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Secretaria de Energia e Mineração (foto)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail